quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Gustave Le Bon


Gustave Le Bon, nasceu a 7 de Maio de 1841 e faleceu a 13 de Dezembro de 1931. Foi um psicólogo francês e fundador da Psicologia Social.
Escreveu inúmeras obras, entre as quais se destacam: A psicologia das multidões, A psicologia do socialismo, A psicologia das revoluções.
Apresentamos um dos grandes trabalhos: As opiniões e as crenças. Dificilmente se poderia estudar temas como: teoria do conhecimento, ideologia, religiões, superstições, comportamento das massas, propaganda, persuasão sem estudar e se apoiar em Le Bon.
Em As opiniões e as crenças, depois de discutir os recursos metodológicos de análise da Psicologia, Le Bon explica o papel do prazer e da dor, para então avaliar as características do consciente e inconsciente. De forma brilhante, apresenta as várias formas de lógica: biológica, afectiva, colectiva, mística e racional.
Daí em diante, passa a analisar as opiniões e crenças, sua génese, desenvolvimento, transformação, propagação. Não deixa de discutir a morte das crenças.



“A esperança é uma forma de prazer em expectativa que, na sua actual fase de espera, constitui uma satisfação frequentemente maior do que o contentamento produzido pela sua realização”

4 comentários: